sexta-feira, setembro 21

Professores da Unigran recebem capacitação para uso das ferramentas do G Suite

Serviços da inovadora plataforma do Google buscam melhorar a construção do conhecimento dos acadêmicos

Com o intuito de acompanhar os acadêmicos, que estão cada vez mais antenados com a tecnologia, e preocupada com a qualidade do ensino, a Unigran realiza treinamento com o corpo docente para o uso das ferramentas do ‘G Suite’ – pacote de serviços do Google baseados na nuvem que oferece uma maneira totalmente nova de trabalhar em conjunto on-line. Recentemente, a Instituição firmou parceria com a empresa, que é uma das maiores na área de tecnologia do mundo, passando a fornecer todas as ferramentas da inovadora plataforma ‘Google for Education’.

Este conjunto de serviços oferecidos voltado para o universo da educação tem aproximado cada vez mais estudantes, professores e pais, a partir da dinâmica em adquirir conhecimento com tecnologia por meio de aplicações que funcionam como uma verdadeira plataforma interativa. Uma das principais ferramentas que será utilizada na Unigran é o ‘Google Classroom’.

Glauco Aurélio Silva, analista de sistemas da Unigran, esclarece que o ‘Google Sala de Aula’, criado para facilitar a comunicação, permite que o professor desenvolva metodologias ativas de ensino, disponibilizando conteúdos como textos, vídeos, links, atividades e conteúdos trabalhados em sala de aula para acesso do aluno onde estiver, ou seja, até mesmo em casa. Ao criar salas de aula virtuais, os participantes da turma podem entrar, estudar, fazer provas e ter uma rotina de exercícios.

“É, na verdade, uma mudança de cultura que precisa ser trabalhada com os alunos. Existem conceitos que precisam, obrigatoriamente, ser trabalhados em sala de aula, agora existem outros conteúdos que os professores podem passar para que os alunos acessem de casa e depois levem suas dúvidas e reflexões para o debate presencialmente, em sala. A ferramenta sozinha não faz mágica, é necessária uma metodologia e uma didática por traz de tudo”, avalia Silva.

A Instituição adotou essa ferramenta com a proposta de melhorar a construção do conhecimento dos estudantes. Para os acadêmicos, a compreensão de conteúdo é a maior vantagem, segundo o analista de sistemas, pois conseguirão observar que o que é falado dentro de sala de aula realmente acontece, se aplica na vida profissional, além de compreenderem que os conteúdos vão além do visto dentro de sala, que podem acessar fora desse meio.

No primeiro semestre deste ano, o curso de Direito foi o pioneiro a utilizar a ferramenta ‘Google Classroom’. Os professores relataram que as experiências foram muito positivas, mostrando um aumento no rendimento do desenvolvimento dos alunos. Gilberto Ferreira Marchetti, docente do curso, ressalta que o instrumento complementa e facilita o processo de aprendizagem ao utilizar metodologias ativas de ensino, contribuindo com a formação acadêmica.

O professor menciona o feedback imediato que o serviço fornece, pois ao disponibilizar atividades e os alunos responderem, ele consegue identificar, inclusive em forma de gráfico, quais conteúdos que ainda não foram totalmente absorvidos pelos estudantes, possibilitando assim, uma revisão da matéria.

 

Obrigado pela sua participação!