sexta-feira, setembro 21

Explosão na Usiminas deixa feridos, e usina é evacuada em Ipatinga

Uma explosão dentro da Usiminas, em Ipatinga, fez a usina ser evacuada na tarde desta sexta-feira (10). Vinte e cinco feridos foram socorridos, a princípio nenhum em estado grave. Equipes fazem varredura no local do acidente para verificar se não há mais vítimas.

O acidente ocorreu em um dos gasômetros, na área da aciaria, onde o ferro é convertido em aço. A explosão foi sentida em diversos bairros da cidade. Por medida de segurança, a Polícia Militar informou que retirou os alunos das escolas próximas ao local.

Os feridos estão sendo atendidos no Hospital Márcio Cunha, segundo a assessoria de comunicação da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), responsável pela administração da unidade.

As vítimas foram conduzidas pelos próprios brigadistas da Usiminas. A explosão do gasômetro causou um incêndio, que foi controlado pelos bombeiros.

A assessoria da Câmara Municipal de Ipatinga afirmou que estrutura do prédio, que fica no Centro da cidade, foi toda abalada. O forro de algumas salas cedeu, e janelas quebraram com o impacto da explosão. Cerca de 150 pessoas que estavam na Câmara foram retiradas do local, que não chegou a ser interditado.

Em nota, a Usiminas confirmou a explosão e afirmou que toda a área de risco foi evacuada. De acordo com as primeiras informações de um funcionário, que não quis se identificar, existiria a suspeita de vazamento de um gás tóxico inodoro, mas a empresa nega.

“A equipe de brigadistas da empresa está atuando no local, e a canalização de gás já foi bloqueada, não havendo vazamento. A Usiminas reitera que está fazendo monitoramento de gases nos bairros do entorno da usina e até o momento nenhuma anormalidade foi registrada”, diz a nota da Usiminas.

Obrigado pela sua participação!