ter. ago 20th, 2019

Com biometria obrigatória, cartórios têm mudança de horário e retorno do agendamento online

DOURADOS Com biometria obrigatória, cartórios têm mudança de horário e retorno do agendamento online 07 agosto 2019 - 07h39Por Da redação Cartório alterou horário de atendimento para "desafogar" biometria - Crédito: Dourados News

A revisão eleitoral teve início nesta segunda-feira (5/8), em Dourados e as 18ª Zona Eleitoral e 43ª Zona Eleitoral, contaram com boa procura por parte dos eleitores para o cadastro biométrico, o qual será obrigatório nas eleições de 2020. O Dourados News esteve nos Cartórios Eleitorais do município e constatou que o agendamento online foi retomado e ocorreram ainda mudanças no horário de atendimento.

Somente na segunda-feira (05), 201 pessoas foram atendidas. Nesta terça-feira (06) ao final da tarde, o atendimento havia alcançado mais de 300 pessoas.

Conforme informado pela chefe de cartório, Rosimeire Colhado, as duas zonas atenderão demanda geral das 07h30 às 13h30, e das 13h30 às 18h, o atendimento será voltado para os eleitores que tiverem feito o agendamento online.

Sem agendamento, no período da tarde serão atendimentos somente casos excepcionais (pessoas com deficiência, preferenciais, outros).

O horário diferenciado seguirá até o mês de setembro e foi possível diante de acordo de cooperação com a Prefeitura de Dourados. Servidores foram cedidos para contribuir com a demanda da biometria nas zonas eleitorais.

Conforme Rosimeire, do público de 154.084 eleitores em Dourados, até esta terça-feira (06), apenas 16.400 eleitores fizeram a biometria.

O cadastro biométrico para Dourados e região deve ser concluído até março de 2020.

A chefe de cartório Rosimeire Colhado, alerta para que os eleitores evitem deixar para os últimos dias para fazer o procedimento.

“O eleitor pode contar com espera longa e outros transtornos se deixar para última hora. Recomendamos que quem puder comparecer o quanto antes, já o faça”, disse.

A expectativa é que o atendimento do Cartório Eleitoral nos próximos dias alcance a média de 400 pessoas.

O aposentado Clemente Martins Neto, 65, optou por atualizar o cadastro junto a Justiça Eleitoral de forma antecipada. Ele conta que o processo foi rápido e não precisou de agendamento.

Mais  Dados do Imazon mostram tendência de crescimento do desmatamento na Amazônia

“Prefiro evitar aquela correria de quando o prazo estar pra acabar e por isso já vim hoje. Como sou preferencial, consegui sem agendamento e não demorou”, comentou.

O comerciante Pablo Santana, 36, também preferiu adiantar a biometria. Ele cita que agendou o procedimento e foi atendido com agilidade.

“Agendei no mês passado e hoje fui atendido rapidamente. Recomendo a quem já puder fazer que faça, pois, ainda não há tumulto, é tranquilo, pontuou.

Durante o processo da biometria, o eleitor precisa levar ao cartório eleitoral um documento oficial com foto, título de eleitor e comprovante de residência.

O Cartório Eleitoral de Dourados fica na rua Montese, 435, no Bairro Jardim Londrina.

Mais informações podem ser obtidas via telefone: (67) 3421-0460 e (67) 3422-2038.

Fonte: Dourados News