dom. set 15th, 2019

Bolsonaro acusa ONGs de estarem por trás de aumento de incêndios na Amazônia

Sem provas, presidente 'sugeriu' que ONGs possam estar por trás dos incêndios na Amazônia. (Foto: Marcos Correa/PR)

RESUMO DA NOTÍCIA

  • Presidente acusou ONGs de estar por trás do aumento dos focos de incêndio na Amazônia
  • Fala de Bolsonaro foi feita sem provas ou evidências, assim como no caso dos médicos de Cuba

O presidente Jair Bolsonaro acusou, nesta quarta-feira (21), que ONGs podem estar por trás das queimadas que atingem a Amazônia. Bolsonaro sugeriu que os grupos querem atacá-lo após perderem recursos.

“O crime existe e nós temos que fazer o possível para que não aumente, mas nós tiramos dinheiro de ONGs, repasses de fora, 40% ia para ONGs, não tem mais. De modo que esse pessoal está sentindo a falta de dinheiro. Pode estar havendo, não estou afirmando, a ação criminosa desses ‘ongueiros’ para chamar a atenção contra minha pessoa contra o governo do Brasil”, disse Bolsonaro.

Bolsonaro afirmou que mantém contato com os ministérios da Defesa e do Meio Ambiente para ver quais ações o governo pode executar para solucionar o problema.

“Vamos fazer o possível e o impossível para conter esse incêndio criminoso, cada árvore queimada eu sinto aqui em mim o que está acontecendo”, disse.

AUMENTO NOS FOCOS

Com 72.843 focos de incêndio do início de janeiro até segunda-feira (19), o Brasil já registra um aumento de 83% em relação ao mesmo período do ano ano passado, segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) a partir de imagens de satélite.

Descontrolado, o fogo também avança sobre áreas protegidas. Somente nesta semana, houve 68 ocorrências somente dentro de terras indígenas e unidades de conservação estaduais e federal.

Entre as áreas protegidas mais afetadas neste ano está o Parque Nacional de Ilha Grande (PR). Somente até a última quinta-feira (19), o fogo destruiu 32,5 mil hectares, o equivalente a 206 Parques Ibirapuera, segundo nota do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

Mais  Clientes pré-pagos terão de enviar selfie e documentos para operadoras

Fonte: Yahoo