seg. out 21st, 2019

A campanha de ódio, fake news e preconceito da extrema direita contra Greta Thunberg

Fake news de Eduardo Bolsonaro sobre Greta Thunberg. Foto: Reprodução.

Publicado originalmente no RFI

POR LÚCIA MÜZELL

Desde que assumiu o protagonismo no combate às mudanças climáticas, a jovem sueca Greta Thunberg não foi poupada da máquina de fake news na internet, que difama a reputação e até a saúde da adolescente. Uma das mentiras mais difundidas é a de ela seria financiada pelo multimilionário George Soros.

A informação falsa partiu de uma foto manipulada de Greta, em que a cabeça de Soros foi colocada no lugar do rosto de Al Gore, ao lado de quem a jovem realmente pousou. A imagem original data de dezembro de 2018 e foi publicada nas redes sociais pela própria garota, que agradecia Al Gore por ser “um verdadeiro pioneiro” da causa ambiental. Dias antes, ambos haviam participado da Conferência do Clima da Polônia (COP-24), na qual fizeram discursos para pressionar os governos a adotar medidas ambiciosas de proteção do planeta.

Segundo a agência de notícias AFP, um site francês de extrema direita é o responsável pela manipulação. Na legenda da foto alterada, o site afirma que Greta é “neta do bilionário de esquerda George Soros”, e ainda ressalta que o húngaro-americano “é de origem judaica”.

A pouca idade e a condição mental de Greta alimentam as mais fantasiosas teorias. Conforme os detratores da jovem, o diagnóstico de síndrome de Asperger e mutismo seletivo fariam com que ela fosse manipulada por todo o tipo de aproveitadores – do próprio Soros ao cantor Bono Vox, passando por megaempresários suecos, a ativista alemã Luisa Neubauer e até os próprios pais.

A imagem real de Greta Thunberg. Foto: Reprodução

Orientada por “globalistas”

Embaixadora jovem da ONE Campaign, entidade que combate a miséria principalmente na África, Luisa se dedica há anos à causa ambiental. As duas costumam ser vistas em eventos da área ou protestos pelo clima, como atestam montagens que circulam na internet. Até aqui, nenhum problema.

A história muda quando os memes ressaltam que a ONE, que agrupa 11 organizações humanitárias, foi fundada pelo vocalista do grupo U2, Bono Vox e a Bill & Melinda Gates Foundation, entre outros diversos investidores e apoiadores, inclusive grandes empresas. Para os conspiradores, basta para afirmar que Greta tem o discurso orientado por Luisa, que por sua vez obedeceria à agenda “globalista” dos famosos filantropos.

Mais  Safra de grãos deve crescer 6,3% e fechar com recorde em 2019

“Muitas pessoas gostam de espalhar rumores de que eu tenho pessoas ‘atrás de mim’, que sou ‘paga’ ou ‘usada’ para fazer o que faço. Mas não tem ninguém a não ser eu mesma”, escreveu a jovem ícone, que com uma certa frequência se manifesta nas redes sociais para esclarecer boatos envolvendo o seu nome.

Ofensas à saúde

O livro que ela escreveu junto com os pais e a irmã, A Nossa Casa Está a Arder,  costuma ser uma rica fonte de inspiração para as notícias falsas, a começar pelo fato de que a família explora a causa para enriquecer. A renda das vendas, entretanto, é doada para oito instituições de caridade que atuam nas questões ambientais, na proteção de crianças doentes e de animais, como já esclareceu a editora Kero e a própria jovem.

Além disso, a mãe de Greta, Malena Ernman, é conhecida há muito mais tempo que a filha, com a carreira de cantora de ópera.

A campanha contra Greta e o que ela representa pega pesado nos memes sarcásticos evocando a saúde da garota, retratada em caricaturas ofensivas e em meio a insultos. Nesta semana, após o inflamado discurso de Greta para os líderes que participariam da Assembleia Geral da ONU, um debate na emissora conservadora Fox News se transformou em bate-boca, depois que um dos convidados, o analista Michael Knowles, disse que a jovem era “uma criança sueca mentalmente doente”. Horas depois, a emissora se desculpou pelos comentários e declarou que não pretendia mais chamar Knowles para debates.

Rosa Moura@rosamourasilva

A @96fmnatal apagou o vídeo, mas a Internet não perdoa: Olha os absurdos que Gustavo Negreiros fala sobre a ativista sueca Greta Thunberg.

Vídeo incorporado

Fonte: DCM