seg. out 21st, 2019

Asteroide de 14 metros de diâmetro pode atingir a Terra em 65 anos

Agência Espacial Europeia (ESA) adicionou um novo asteroide à lista de riscos de colisão com a Terra

Agência Espacial Européia (ESA) adicionou um novo asteroide à Lista de Riscos e pode atingir a Terra em 65 anos. Identificado como SU3 2019, esse corpo celeste tem um diâmetro estimado de 14 metros e é listado como o quarto asteroide mais perigoso que ameaça atingir nosso planeta, com uma chance de 0,65%.

Segundo a ESA, o impacto pode ocorrer em 16 de setembro de 2084, mas especialistas dizem que não é grande o suficiente para causar um impacto. O SU3 2019 está listado como alta prioridade, o que permite o acompanhamento do trajeto do objeto celeste pelos cientistas da agência.

A Lista de Riscos inclui todos os asteroides com uma chance maior que zero de atingir a Terra. Os dados incluem risco de impacto, data estimada de impacto, probabilidade, tamanho e velocidade do asteroide.

O SU3 2019 está na Lista de Riscos há 12 dias, segundo a agência. O principal medo é que, se ele passar pela distância esperada da Terra – isso é a cerca de 118 mil quilômetros – a gravidade do planeta possa puxá-lo. Também foi descoberto que ele cruza as órbitas de VênusMercúrio e Marte.

Nasa vem desenvolvendo experimentos de desvio ou destruição de asteroides, para evitar possíveis problemas no futuro. Esse é o objetivo da missão Teste de Redirecionamento de Duplo Asteróide (DART) que sairá em 2021 com destino ao corpo rochososo “65803 Didymos”- saiba mais aqui.

Via: Daily Mail

Sobre este editor

Carlos Telles
Minhas últimas notícias
Mais  Chega a seis o número de mortes confirmadas no desabamento do Edifício Andrea, em Fortaleza