Deputado que defende freio à Lava Jato é convidado para articulação política

Convidado pelo ministro da transição e futuro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, para integrar a equipe de articulação política, o deputado Danilo Forte (PSDB-CE) é um dos principais defensores de freios à Lava Jato no Congresso Nacional.

O deputado, que deverá ser responsável pelo relacionamento com a bancada do Nordeste, tem a legislatura atual marcada pela atuação por mudanças nas regras da delação premiada.

As negociações do deputado em prol da mudança se dão no âmbito da comissão especial instalada para analisar mudanças no Código do Processo Penal.

Em julho do ano passado, o deputado afirmou que os acordos de delação não deveriam ser submetidos ao juiz apenas no processo final. O magistrado, na sua opinião, deveria acompanhar todos os passos das tratativas.

“O juiz precisa acompanhar para que não haja uma benesse, para que o crime compense. O arbítrio não pode ser do MP, ele pode negociar, mas o juiz tem de acompanhar desde o início”, afirmou.

Com isso, o Ministério Público Federal perde força. Dados do MPF mostram que foram fechados 176 acordos de colaboração premiada até outubro deste ano.

O deputado, que não está entre os alvos da Lava Jato, mudou de partido 3 vezes nos últimos 3 anos. Passou pelo MDB, PSB, DEM e agora está filiado ao PSDB.

Fonte: Yahoo

Sobre este editor

Maryone Azevedo
Minhas últimas notícias
Mais  Baird não consegue desbloquear bens de empresa da qual negou ser dono

Notícias parecidas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *