É Fake! texto que diz que usar celular no escuro causa câncer no olho

Mensagem circula em redes sociais no Brasil e no exterior. Especialistas desconhecem casos e dizem que texto não tem base científica. Alerta não foi feito por pesquisadores citados.

Circula pelas redes sociais uma mensagem que diz que usar o aparelho celular no escuro provoca câncer no olho e que o alerta foi dado por pesquisadores dos EUA. A mensagem é #FAKE.

 

Especialistas ouvidos pelo Fato ou Fake afirmam que o texto não apresenta nenhuma evidência científica para o que afirma.

Wallace Chamon, membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), diz: “É completamente falsa essa informação, do começo ao fim. Essa universidade não tem nenhum estudo e eles chamam de câncer no olho a maculopatia. Maculopatia é uma doença que não é cancerígena. Não existe nenhum indício que qualquer iluminação poderia causar o que está sendo dito”.

Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia e professor de Oftalmologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) Mário Motta afirma: “É uma opinião do autor que não é baseada em nenhum estudo científico e não tem muita lógica”.

Para ele, uma afirmação como a exposta no texto precisa ser acompanhada de um estudo aprofundado com um grande número de pessoas acompanhadas por longo período, o que não é o caso.

Motta diz ainda que não existe nada comprovado de que a luz do celular provoque catarata ou degeneração ocular. Ele esclarece que quando uma pessoa presta muita atenção em algo, como na tela do celular ou do computador, tende a piscar menos, e isso pode provocar apenas uma sensação de ardência nos olhos.

Fonte: G1

Sobre este editor

Luan Gabriel de Azevedo
Minhas últimas notícias
Mais  Empresa chinesa oferece bonecas sexuais que falam para solteiros e idosos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *